top of page
Buscar
  • Foto do escritorMariana

Por que instalar uma cerca para piscina?

Atualizado: 7 de ago. de 2019


Quando iniciamos um projeto de piscina, a intenção é ter um espaço agradável, divertido e que seja atrativo e relaxante para todos, certo? Ninguém deseja que aquilo que seria para trazer vantagens acabe provocando tragédias.Por isso, um dos itens do planejamento desse projeto deve ser a segurança do espaço. Afinal, de nada adianta ter uma piscina linda e bem equipada se ela for uma ameaça para a integridade dos banhistas e das pessoas ao redor.Os acidentes em piscina são comuns, mas não deveriam ser, porque constantemente as pessoas são alertadas sobre a necessidade de preveni-los. E existem recursos no mercado para fazer essa prevenção.Um elemento importante e muito eficaz para a segurança na área da piscina são as cercas. Elas limitam o acesso a esse espaço e impedem que as pessoas e animais acabem caindo na água sem querer.Além das quedas, a cerca para piscina também ajuda a isolar a área molhada do piso. As pessoas que caminham perto da água podem escorregar em poças ou no revestimento molhado e, com isso, caírem na água ou acabarem se machucando pela queda.E as cercas são eficazes para prevenir acidentes em várias situações, como a seguir:


Em lugares onde há crianças ou frequentados por elas


Locais que tenham crianças, ou sejam frequentados por elas, e tenham uma piscina precisam receber essa proteção ao redor da água. Esse espaço é atrativo para elas, porém as brincadeiras precisam ser supervisionadas por adultos responsáveis.Para evitar que os pequenos se aventurem sozinhos na piscina, tentem brincar com a água ou coloquem brinquedos para flutuarem nela, é fundamental a instalação da cerca. E o portão de acesso não pode ser fácil de abrir, ou eles acessarão o espaço mesmo assim.


Em locais frequentados por idosos


Embora vividos e experientes, os idosos também precisam de cuidados, e instalar a cerca para piscina é uma prevenção contra acidentes sofridos por eles nesse espaço de lazer.Assim como para crianças, a cerca limitará o acesso dos idosos nessa área. Dessa maneira, se o idoso tiver problemas de memória, de locomoção, equilíbrio, visão ou outros, a família estará tranquila, pois a cerca impedirá que ele entre em locais perigosos.


Para quem tem animais de estimação


Os animais de estimação gostam de explorar espaços e, muitas vezes, brincam e correm sem perceber para onde estão indo. Se uma piscina estiver em seu caminho, eles não terão o discernimento de desviar dela para evitar que se machuquem.Então, para proteger a integridade dos pets que temos em casa, ou que frequentam áreas de lazer em hotéis, condomínios, resorts ou clubes, a cerca também precisa ser instalada. Dessa maneira, eles se mantêm longe da água quando seus donos não estiverem por perto.


Na presença de pessoas com deficiências


Tanto as deficiências físicas como mentais podem ser causadoras de acidentes na área da piscina. A dificuldade de locomoção, para enxergar ou não perceber o perigo pode fazer com que as pessoas deficientes cheguem perto demais da água e acabem caindo e se afogando.Com a cerca para piscina instalada ao redor do tanque, mais uma vez limitamos o acesso a áreas perigosas e prevenimos diversos acidentes.


Em locais que servem bebidas alcoólicas


As bebidas alcoólicas podem deturpar os sentidos e reduzir o reflexo e equilíbrio de quem as consome. A combinação entre elas e a piscina pode ser muito perigosa. Por isso, nos locais onde o consumo é liberado, a instalação de cerca é uma medida importante.Essa barreira será eficaz tanto para inibir que a pessoa entre na piscina estando alcoolizada como para se ela se distrair e acabar caindo e afogando-se.


Para proteção de pessoas distraídas


Não podemos nos esquecer de citar também as pessoas que andam distraídas por aí. Isso tem acontecido com muita frequência, em especial por causa do uso do celular. As pessoas caminham olhando para o aparelho e não prestam atenção para onde estão indo.Não raro são veiculadas notícias e imagens de algumas que se acidentam em razão disso. E, para evitar que a sua área da piscina entre para essa estatística, é importante colocar essa barreira, assim as pessoas distraídas a encontrarão e não cairão na água.Como você viu, a instalação da cerca para piscina se mostra uma medida eficaz na prevenção de acidentes em diversas situações. E, como existem vários modelos para escolher, ela ainda complementa o visual desse espaço.


Tipos de cercas para piscina



Não existe apenas um tipo de cerca para piscina. É possível optar entre vários modelos que atendem tanto residências como espaços de uso coletivo. Para escolher o ideal, basta procurar pela empresa certa que ofereça um produto adequado para o tipo de área que você possui.Entre algumas alternativas de tipos de cerca para piscina, você encontra:Também não podemos dizer que um material é mais ou menos vantajoso para a cerca da piscina. O que vai determinar aquele ideal para seu espaço é o conjunto e sua necessidade. Assim, avalie o estilo da área, a decoração externa, o paisagismo, o tipo de construção e sua arquitetura.Ainda considere quem é o foco da proteção, porque, no caso de animais pequenos, por exemplo, cercas que tenham espaços, como as grades, podem não ser eficazes. Já as de acrílico ou vidro podem ser perigosas para crianças, que poderiam se machucar com a eventual quebra do material.Por isso, procure também optar pelo produto de uma empresa séria e que se preocupe com a qualidade dos serviços prestados. Assim, você estará adquirindo uma cerca realmente segura e que terá uma boa durabilidade.Afinal, para que a cerca para piscina cumpra sua função de manter a segurança, ela deve ser fabricada com bons materiais, ter garantia, ser bem instalada e monitorada para a verificação de possíveis danos em função do tempo de uso. Assim, o lazer será garantido e os acidentes prevenidos.

18 visualizações0 comentário
010.png
bottom of page